Engie Brasil Energia

A recuperação da mata ciliar da Usina Hidrelétrica de Itá – UHIT teve seu projeto elaborado pela Ambientalis Engenharia, também avaliando por meio de indicadores, a sua implantação.

A implantação do sistema de responsabilidade social, baseado nas normas NBR 16001 e de saúde e segurança no trabalho, baseado na OHSAS 18001, em suas principais hidrelétricas e termelétricas, foi implantado sob sua consultoria, sendo obtida a certificação com sucesso na norma de saúde e segurança no trabalho.

A Ambientalis Engenharia realizou os estudos sobre a disponibilidade de áreas de mata ciliar às margens do Rio Tubarão, para a sua restauração. A partir do georreferenciamento, os estudos foram complementados com a análise da legislação e do uso atual do solo, sendo então elaborada a proposta de restauração da área de preservação permanente. Assim, foi a responsável técnica pelo Mapeamento de Áreas Disponíveis para Restauração de Áreas de Preservação Permanente do Rio Tubarão, entre os Municípios de Pedras Grandes e Laguna – SC.

Integrar programas ambientais com políticas nacionais foi a estratégica adotada neste trabalho que inclui a Política Nacional de Educação Ambiental  – PNEA e o Programa Nacional de Educação Ambiental na Agricultura Familiar – PEAAF. Desenvolvido na área de abrangência da UHMA – Usina Hidrelétrica de Machadinho, adota instrumentos da educação ambiental não formal, crítica e emancipatória. Este é o Programa de Educação Ambiental na Área de Abrangência da UHE Machadinho – UHMA, coordenado e executado pela Ambientalis Engenharia.

Leia mais em www.engie.com.br